Ginástica Laboral

WhatsApp  Marcar Avaliação

A Ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas ás atividades laborais e incentivar os colaboradores á pratica de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde. A Ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço especifico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente três vezes por semana conforme a frequência que a empresa disponibiliza. Durante a terapia, são realizado exercícios de alongamentos.

A ginástica laboral possui algumas classificações, podendo assim focar no objetivo principal conforme a necessidade dos colaboradores. A partir do tempo disponibilizado, podem ser trabalhados especificamente cada um desses objetivos. As classificações da ginástica laboral podem ser feitas pelo horário de realização, como:

Preparatória: tem como objetivo preparar o organismo para o trabalho físico, melhora a oxigenação tecidual, aumento de frequência cardíaca, melhora disposição e concentração. Nessa classificação tem a duração média entre 10 e 12 minutos, onde são realizados exercícios de coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular. Realizada no início das atividades.

Compensatória: realizada durante a jornada de trabalho, buscando o alívio de qualquer tensão muscular decorrente do uso excessivo da estrutura por má postura ou pelo esforço excessivo. Auxilia na remoção de resíduos metabólicos, correção postural e prevenção de fadiga muscular. Trabalha especificamente exercícios de correção de postura, flexibilidade, alongamentos e exercícios respiratórios.

Relaxamento: realizada ao final da jornada de trabalho, tem como principal objetivo o alivio de tensões e diminuição do estresse, onde são feitas automassagens, exercícios respiratórios, alongamentos e meditação.

Esta especialidade baseia-se em conjuntos de procedimentos fisioterapêuticos que ajudam a controlar e prevenir sintomas músculo esqueléticos e psicossomáticos, tais como: LER (lesões por esforço repetitivo), também conhecida como DORT (doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho), dores articulares e musculares, insônia, ansiedade, depressão, entre outros. Assim, promove a manutenção da saúde, impedindo disfunções e lesões em situações de risco no trabalho e lazer.

Atendimento Whatsapp - Jéssica Lôbo Fisioterapeuta